O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) esteve presente no II Encontro Nacional da Primeira Infância (ENAPI), realizado em Belo Horizonte, onde foram apresentados, nesta sexta-feira, 29, os resultados da Auditoria Nacional Coordenada na Primeira Infância.
Na ocasião, a Corte sergipana foi representada pela auditora de controle externo II, Quezia Buchhardt, e pela auditora de controle externo I, Karla Andrade, atuantes na etapa local da auditoria. A coordenação do tema no TCE/SE é do conselheiro José Carlos Felizola, que acompanha e orienta as ações voltadas à Primeira Infância em Sergipe.
A equipe do TCE sergipano percorreu os municípios de Cumbe, Muribeca, Japoatã, Estância e Aracaju, realizando entrevistas com famílias atendidas, profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e agentes do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz. O objetivo foi identificar boas práticas, desafios e oportunidades de aprimoramento nas políticas públicas voltadas à infância.

Integrantes do TCE/SE com a coordenação do grupo de trabalho que compôs a auditoria
A auditoria, promovida pelo Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB), avaliou a efetividade das políticas públicas destinadas ao desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos. Ao todo, a ação envolveu 155 municípios, 23 estados, 29 tribunais de contas, 57 equipes e 152 servidores.
A etapa seguinte virá após a conclusão dos relatórios de auditoria, quando serão emitidas recomendações aos municípios para garantir a efetividade dos programas auditados.
A iniciativa reforça o compromisso da Corte de Contas sergipana em contribuir para que as políticas públicas voltadas à Primeira Infância sejam mais efetivas, integradas e cheguem a quem mais precisa.