​Permitindo que estudantes universitários conheçam mais sobre o funcionamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), o projeto TCE Cidadão, promovido por meio da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), ganhou mais uma edição na manhã desta quinta-feira, 05. 

Realizada virtualmente, a iniciativa contou com a participação de alunos do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit), convidados pela professora da disciplina Diretivo Administrativo II, Patrícia Verônica Sobral de Souza. 

Após acompanharem parte da sessão plenária, os alunos assistiram à palestra do advogado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), José Benito Soares - que integra o quadro de servidores do TCE -, com o tema  “‘PEC 32 - A Reforma Administrativa e seus impactos na vida do servidor público”.

"A proposta de emenda altera os dispositivos constitucionais sobre servidores e empregados públicos e modifica a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. O objetivo é promover um debate sobre o tema, notadamente frente às exigências sociais atuais, na busca de melhorias na gestão pública”, explicou Benito.

Já o diretor da Escola, conselheiro aposentado Carlos Alberto Sobral, abriu os trabalhos agradecendo a todos os colaboradores envolvidos. “O Projeto é uma forma do cidadão conhecer o Tribunal de Contas, o que nos deixa muito satisfeitos. Quero agradecer à docente Patrícia Verônica, entusiasta deste Projeto, e também o nosso conferencista José Benito, um destaque na área e sempre solícito aos pedidos da Ecojan”, pontuou o diretor. 

A professora também elogiou a iniciativa do TCE. “Me envolvo com o TCE Cidadão por saber de sua valorosa contribuição na formação acadêmica. O tema desta manhã é de extrema importância pois impacta na vida de todos os servidores públicos. É uma honra oferecer isso aos meus alunos”, disse a também servidora do TCE/SE. ​

No decorrer da palestra, os alunos contribuíram com o debate, colocando suas opiniões e enviando questionamentos. Para o estudante Alberto Holtz, foi "de suma importância" somar as aulas teóricas com essa experiência prática. "Parabéns pela iniciativa de querer sempre nos proporcionar 'o além' como sendo um instrumento de superação intelectual de nossas faculdades", comentou.